84.º aniversário do Avante!

Instrumento de esclarecimento<br>reforço, unidade e luta

As comemorações dos 84 anos Avante! estão a motivar a realização de diversas iniciativas em todo o País, tendo em vista o alargamento da difusão e da leitura. 

É fundamental aumentar a difusão do Avante!

A inauguração de uma exposição e a realização de uma conferência com a participação de Manuel Rodrigues, director do Avante! e membro da Comissão Política, marcaram o início das comemorações dos 84 anos do Avante! no distrito do Porto. Realizadas no CT da Boavista, estas iniciativas relevaram o papel central do Avante! em todos os aspectos da actividade e da intervenção do Partido.

Nas intervenções proferidas, como na própria exposição, foi sublinhada a natureza de classe do Avante!, o seu papel de agitador, propagandista e organizador colectivo e a sua intervenção activa na luta em defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores e do povo e no combate pela concretização do projecto comunista – nos duros tempos do fascismo, enfrentando a repressão e a perseguição; nos anos exaltantes da Revolução, impulsionando e defendendo as grandes conquistas de Abril; e hoje, na luta pela ruptura com a política de direita e pela construção de uma política alternativa, patriótica e de esquerda.

Surgiram ainda, no debate, algumas reflexões, sugestões e propostas para uma maior promoção, valorização, divulgação e venda do Avante! pelas organizações do Partido, tendo como ponto de partida as conclusões do XIX Congresso, que apontam para a responsabilização de quadros e a criação de comissões, nos diversos organismos, para a difusão da imprensa, o aumento da distribuição e venda e o alargamento da promoção pública.

Em Loures, a exemplo do que acontece em todo o País, cinco dezenas de militantes do Partido juntaram-se num convívio, no passado dia 12. Cantados os «Parabéns» ao Avante! e aberto o bolo de aniversário, seguiu-se um debate em que interveio o director do Avante!, que falou sobre a importância da imprensa do Partido. Enriquecido pelas respostas dadas às questões levantadas pelos presentes, o debate serviu também para propor iniciativas abertas à participação dos amigos do Partido para, em conjunto, serem discutidas as lutas que não passam na comunicação social.

Outros dois convívios estão calendarizados na organização de Santa Iria de Azóia e na célula da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Loures, respectivamente, nos dias 22 e 26, que contam igualmente com a participação de Manuel Rodrigues.

Chegar mais longe

Para comemorar o aniversário do Avante!, a Comissão Concelhia de Viseu organizou uma acção de divulgação e venda do jornal num dos pontos centrais da cidade. No Rossio, durante a manhã de sábado, dia 14, foi também instalada uma tipografia clandestina, com equipamentos do património histórico do Partido. A operar o prelo esteve Faustina Condessas Barradas, que imprimiu algumas folhas da edição especial preparada para a Festa do Avante! de 2014, depois oferecidas a quem passava e parava para observar e conversar sobre a luta dos comunistas e dos trabalhadores contra o fascismo.

De tarde, com uma primeira intervenção de Domingos Mealha, redactor do Avante!, teve lugar um debate no centro de trabalho do Partido. Aqui reuniram-se duas dezenas de pessoas, sobressaindo da conversa a valorização do órgão central do Partido, na história e no momento actual, e a importância de alargar a sua difusão. Esta foi a primeira iniciativa promovida por uma comissão que foi criada na Concelhia para animar o centro de trabalho, inaugurado em Setembro.

Na quinta-feira, 12, em Almada, realizou-se um almoço comemorativo do aniversário do Avante!, em que participou Gustavo Carneiro, chefe adjunto de redacção e membro do Comité Central. Na intervenção inicial e na réplica às questões suscitadas por alguns dos mais de 50 participantes na iniciativa, foi destacada a importância do Avante! para o reforço do Partido e para a sua ligação às massas e sublinhado o papel que o órgão central do PCP assume na intensa batalha ideológica que actualmente se trava.




Mais artigos de: PCP

Ouvir, esclarecer e lutar

A sessão pública «Não ao declínio nacional – soluções para o País», realizada pela Organização Regional do Porto no sábado, 14, em Vila Nova de Gaia, demonstrou a importância de saber ouvir e esclarecer.

O mundo gira e o Partido avança

Escrever, num mesmo artigo, sobre o reforço da organização e intervenção do PCP e o distrito de Viseu pode parecer a alguns um empreendimento condenado ao fracasso. Muito embora se trate de uma ideia preconcebida, ela é de certa forma...

Compromissos triplicam<br>meta inicial

A campanha da fundos para aquisição da Quinta do Cabo teve um arranque fulgurante na célula do PCP na SN Seixal/Lusosider: um terço da meta já está cumprida e os compromissos assumidos mais do que triplicam esse valor. Sabendo-se que até ao...

Resgatar a soberania

O deputado do PCP ao Parlamento Europeu, Miguel Viegas, reafirmou em Aveiro a necessidade de resgatar a soberania do País também no que respeita à política de pescas.

Encontro Nacional do PCP

Está marcado para o dia 28, às 10h30, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, o Encontro Nacional do PCP «Não ao declínio nacional. Soluções para o País».

PIB com crescimento «rastejante»

LUSA «Rastejante.» É desta forma que o PCP se refere à evolução do PIB no último trimestre do ano passado, que os dados do Instituto Nacional de Estatística comprovam ter sido o pior de 2014. Para o INE, a desaceleração no...

Convergência e unidade

A Direcção da Organização Regional de Coimbra e a Comissão Concelhia de Penacova do PCP promoveram, no dia 7, um debate sob o tema «O PCP, os católicos e a Igreja». A sessão, muito participada, teve lugar na Biblioteca de Penacova e reuniu como oradores Carlos...

Resistir na Tranquilidade

O Sector dos Seguros da Organização Regional de Lisboa do PCP está a distribuir um comunicado aos trabalhadores da Tranquilidade no qual denuncia a venda do grupo (composto por 10 empresas) à Apollo por 44 milhões de euros. Para o Partido, o próprio valor da venda revela as...

Assembleia no Tortosendo

Teve lugar no sábado, 14, a 10.ª Assembleia da Organização de Freguesia do Tortosendo do PCP, na qual participaram cerca de 30 militantes comunistas, que elegeram a nova Comissão de Freguesia e aprovaram o plano de acção para 2015. A conclusão da acção...

Pedro Soares evocado em Beja

A exposição evocativa do centenário de nascimento de Pedro Soares, histórico dirigente comunista, resistente antifascista e tarrafalista, está patente na Biblioteca José Saramago, em Beja. Da sessão inaugural, realizada na sexta-feira, 13,...